Archives
Ph. 12 Rita Barros
Ph.12 de Rita Barros é apresentado na INCM em Lisboa com a presença da artista, que vive em Nova Iorque desde 1980.
Neste livro podemos encontrar séries icónicas como “The last cigarette” de 2004 ou “Presence of Absence” de 2005/06, mas também trabalhos inéditos como “Flowers” de 2023, criada especificamente para esta publicação. “Interessou-se por olhar para o interior dos apartamentos e fotografar a sismografia das vivências individuais dos seus amigos e vizinhos, residentes e ocasionais”, descreve Susana Lourenço Marques no texto introdutório. Ph.12 percorre a obra de Rita Barros, a autora de, entre outros livros, 15 Anos Chelsea Hotel, desde os anos 80 do séc. XX até à atualidade.
Ph. 12 Rita Barros
Fotografia: Rita Barros
Texto: Susana Lourenço Marques
Direção editorial: Cláudio Garrudo
INC
Encomendas online através de Instagram ou stet.info@gmail.com
Online orders by Instagram or by mail stet.info@gmail.com
Ph. 11 José Luís Neto
Ph.11 José Luís Neto conta com um ensaio de Jorge Calado e diversos trabalhos inéditos. Um livro retrospetivo com obras desde 1986 (“o fio”) até séries inéditas de 2023, como “Mask Open”. “Este livro revela-o como um extraordinário compositor de luz” como escreve Jorge Calado no ensaio introdutório, salientando que “José Luís Neto criou um novo tipo de fotografia”.
Ph. 11 José Luís Neto
Fotografia: José Luís Neto
Texto: Jorge Calado
Direção editorial: Cláudio Garrudo
INC
Encomendas online através de Instagram ou stet.info@gmail.com
Ph. 10 António Júlio Duarte
Ph.10 António Júlio Duarte é uma viagem pelos mundos do fotógrafo e reflete a sua constante deambulação por espaços urbanos pelo mundo. De Hong Kong aos EUA, de Portugal ao Japão, da Guiné-Bissau à Rússia, de Cabo Verde a Itália, apenas para citar alguns exemplos.
O livro publica diversas obras inéditas do artista e tem uma estrutura marcadamente cronológica, onde AJD revisita alguns conceitos e formas identitárias do seu trabalho. Sofia Silva, no ensaio inédito publicado no livro intitulado «O Teatro desperto da imaginação» afirma que a «fotografia de AJD não é um jogo de geometrias entre o quadrado e o circular; é uma fotografia de contacto, um combate, que se traduz em composições cruas e rigorosas».
Ph. 10 António Júlio Duarte
Fotografia: António Júlio Duarte
Texto: Sofia Silva
Direção editorial: Cláudio Garrudo
INC
Encomendas online através de Instagram ou stet.info@gmail.com
Ph. 02 Paulo Nozolino
Textos Sérgio Mah/ Rui Nunes
Coordenação: Cláudio Garrudo.
Edição bilíngue (português e inglês).
INCM, 2018
A Série Ph. é uma coleção bilingue de monografias dedicadas a fotógrafos portugueses contemporâneos. O segundo volume desta coleção é dedicado a Paulo Nozolino, figura central da fotografia contemporânea portuguesa. Considerado fotógrafo do escuro, do choque, da violência entre outros temas, afirma que as fotografias sombrias para si próprio são a realidade. Com textos de Sérgio Mah e Rui Nunes, o livro percorre a obra de Paulo Nozolino desde a década de 1970 com trabalhos realizados nas suas múltiplas viagens e estadas pela Europa, Médio Oriente, Américas e África.