Photography and the Left | MNAC – Museu do Chiado | 16 e 17 Junho | 14.30 / 18.30h

Esta semana a STET vai estar no MNAC – Museu do Chiado!
Photography and the Left | Fotografia e Sociedade
Organização FCSH/NOVA
16 e 17 Junho | 14.30/18.30h
MNAC-Museu do Chiado (entrada pela Rua Capelo)
Entrada livre

Programa: http://www.museuartecontemporanea.pt/pt/programacao/Fotografia-e-Sociedade

Fotografia e Sociedade

Desde o final do século XIX, com Jacob Rijs e Lewis Hine entre outros, a fotografia tem sido um meio para denunciar injustiças, reivindicar melhores condições de vida e contribuir para as causas revolucionárias. Como consequência natural da sua natureza documental, tornou-se também hoje o meio privilegiado pela arte contemporânea para interrogar o establishment político e social.

Esta conferência procura explorar os vários sentidos  da criação fotográfica como uma arma social e de esquerda ao longo dos séculos XX e XXI, e examinar a relação entre a fotografia documental, as causas humanitárias e os ideais sociais, o compromisso político e de classes, a crítica social e económica. Serão consideradas as práticas fotográficas e sua produção em ambos os campos público e político, pensando especificamente sobre a relação entre as práticas de esquerda e o mainstream, as relações entre arte contemporânea e crítica social, tal como entre arte e propaganda.

A conferência terá lugar nos dias 16 e 17 de Junho de 2016 no Museu Nacional de Arte Contemporânea –  Museu do Chiado em Lisboa e será acompanhada por um programa de projeções.
O ciclo de projeções prolongar-se-á até dia 16 de julho (ver programação em:http://www.museuartecontemporanea.pt/pt/programacao/texto/472)

 

Autores:
    Editoras: