LIVROS DE FOTOGRAFIA EM PORTUGAL: DA REVOLUÇÃO AO PRESENTE

LIVROS DE FOTOGRAFIA EM PORTUGAL:

DA REVOLUÇÃO AO PRESENTE

Editores David‑Alexandre Guéniot, Filipa Valladares, José Luís Neves, Susana Lourenço Marques
Prefácio Horacio Fernández
Textos Catarina Rosendo, Emília Tavares, Filipe Figueiredo, Inês C. Fernandes, João Seguro, José Bértolo, José Luís Neves, Margarida Medeiros, Mário Moura, Miguel von Hafe Pérez, Sandra Vieira Jürgens, Sérgio Mah, Susana Lourenço Marques, Susana S. Martins, Tania Martuscelli
Fotografias Dinis Santos
Design Pedro Nora
Co‑edição GHOST Editions, Pierrot le Fou e STET – livros & fotografias

“Livros de Fotografia em Portugal: Da Revolução ao Presente” propõe mergulhar o leitor na fértil história do livro de fotografia português a partir da década de 1970. Elege como objecto de estudo o livro de fotografia por ser um veículo de criação artística e documental, e ponto de convergência para a colaboração entre fotógrafos, designers, escritores e editores. Dividido em sete capítulos temáticos, este estudo analisa a produção de livros como ferramenta política, a relação entre imagem fotográfica e texto, a dimensão arquivística e institucional do livro de fotografia, as qualidades materiais e performativas desta prática editorial e artística, bem como a ideia de território e identidade ou a prática editorial do livro de fotografia nas primeiras décadas do século XXI. Oferecendo uma contextualização abrangente dos livros selecionados, engloba aspectos históricos, políticos, artísticos e sociais, com o intuito de contribuir para uma leitura inovadora sobre a história da fotografia em Portugal.

488 páginas, 365 fotografias
88 livros selecionados que incluem mais de 100 fotógrafos
15+1 autores convidados

21 x 28 cm
Tiragem: 650
ISBN: 978‑989‑54422‑9‑4

Apoios Direção-Geral das Artes/República Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian / Biblioteca de Arte, FCSH/IHA-IN2PAST

3 publicações DR – Um Diário da República 2012 – Kameraphoto e convidados

3 publicações do projecto DR – Um Diário da República 2012 – Kameraphoto e convidados

Please Hold – Pedro Letria / Patricia Almeida / David Gueniot
Éden – Pauliana V.Pimentel / José Pedro Cortes
Cândido – Filipa Valladares (a convite de Guillaume Pazat)

O projecto DR pretende contribuir para a construção de uma memória colectiva sobre o período 2010-2020 em Portugal.
Ao longo desta década, de dois em dois anos, os fotógrafos da [kameraphoto] terão a responsabilidade de documentar extensivamente os acontecimentos ocorridos em Portugal e no ano seguinte de os editar/expor.
Em 2013, o colectivo [kameraphoto] faz 10 anos e decidiu entregar o arquivo das fotografias tiradas em 2012 (uma selecção de cerca de 3000 imagens) a oito dos seus membros para, organizar uma exposição, e editar uma publicação com a colaboração de alguém exterior ao projecto. Durante este ano, a [kameraphoto] apresentará 8 exposições e publicações idealizadas a partir do mesmo conjunto de imagens, por diferentes membros do colectivo.